Slack é uma plataforma de comunicação que tem ganhado cada vez mais popularidade entre equipes de trabalho. Se você usa o Ubuntu, Debian, Linux Mint ou qualquer um dos seus derivados, este artigo tem como objetivo ajudá-lo a instalar o cliente Slack em seu sistema.
Pré-requisitos
Antes de iniciar a instalação do Slack, é necessário verificar se o seu sistema atende a alguns pré-requisitos.
Primeiramente, você precisa ter uma versão do sistema operacional que seja compatível com o Slack. O Slack suporta Ubuntu 14.04 (ou superior), Debian 8.
0 (ou superior) e Linux Mint 17 (ou superior). Além disso, seu sistema operacional deve ser de 64 bits.
Download do Slack
Para iniciar o processo de instalação, você precisa baixar o arquivo de instalação do Slack.
Este arquivo está disponível no site oficial do Slack. Lá, você encontrará a opção de baixar o arquivo .deb, que é compatível com o Ubuntu, Debian, Linux Mint e seus derivados.
Como mencionou Richard Stallman, fundador do Projeto GNU, “A liberdade de executar o programa como você deseja significa que você não está impedido de fazer o que precisa”. Portanto, o Slack, por ser um software livre, respeita essa liberdade.
Instalação do Slack
Após o download do arquivo .
deb, a instalação do Slack é bastante simples. Abra um terminal e navegue até o diretório onde o arquivo foi baixado. Em seguida, execute o seguinte comando para instalar o Slack:
sudo dpkg -i slack-desktop-*.
deb
Se ocorrerem erros de dependência durante a instalação, você pode resolvê-los executando o seguinte comando:
sudo apt-get install -f
Após a execução destes comandos, o Slack será instalado em seu sistema.
Conclusão
Instalar o cliente Slack no Ubuntu, Debian, Linux Mint e seus derivados é um processo bastante simples. Com o Slack instalado, você poderá se comunicar de forma eficiente com sua equipe de trabalho.
Lembre-se, como disse Linus Torvalds, criador do Linux, “A maioria dos bons programadores faz programação não porque esperam ser pagos ou adquirir elogios pelo público, mas porque é divertido programar”. Portanto, divirta-se usando o Slack em seu sistema Linux!