Tornar o período de quarentena em uma oportunidade que proporcione um crescimento pessoal e profissional está à disposição de todos graças à internet. Melhor ainda se você puder desenvolver habilidades em uma das áreas que mais crescem e melhor remuneram atualmente que é a Tecnologia da Informação (TI).
Então que tal aprender a programar durante a quarentena e abrir o leque de opções no mercado de trabalho ou até mesmo empreender? É mais simples do que você imagina.
Como encontrar conteúdo de qualidade
Existem opções voltadas para os mais diferentes perfis de atuação, desde quem quer adquirir o conhecimento instrumental para começar a trabalhar, até quem deseja se tornar um especialista. O leque de alternativas que você pode encontrar no ambiente online é o seguinte:
- Cursos livres sobre programação
- Cursos Técnicos para aprender a programar
- Graduação à distância em Tecnologia da Informação
- Canais do Youtube
Como e onde aprender a programar rápido
Para aprender a programar você pode encontrar opções gratuitas com alta qualidade de conteúdo. E neste período de quarentena, em que ficar em casa é quase uma obrigação, vale muito a pena investir seu tempo em aprendizado profissional. Em pouco tempo é possível adquirir conhecimento suficiente para atuar no mercado de trabalho. As opções vão desde curso oferecidos por gigantes da tecnologia como a Microsoft até aulas no Youtube, passando por portais gratuitos de ensino.
Aprenda a programar de graça
Uma das melhores opções que posso indicar é o portal Cursos em Vídeo (www.cursoemvideo.com), onde você encontra tudo sobre programação em diversas linguagens e banco de dados, além de oferecer certificado com horas.
Nessa plataforma o instrutor Gustavo Guanabara ensina a programar em cursos gratuitos, numa linguagem de fácil compreensão e ainda certifica os alunos. Ele ensina em Python, HTML, C++, C#, todas as linguagens mais usadas no mercado. O conteúdo ensinado tem opções desde o mais básico, que é a lógica de programação até a programação orientada a objetos.
Outros cursos gratuitos de programação
Prime Cursos, Fundação Getúlio Vargas e Microsoft Academy são exemplos mais comuns de plataformas onde você encontra conteúdo para adquirir os conhecimentos necessários para iniciar na carreira.
Formações de baixo custo
Mesmo se você não tem muita grana para investir em um curso, existem as plataformas de ensino que cobram um valor muito em conta para dar acesso a conteúdos de grande valor nesta área de programação e várias outras. Entre as mais conhecidas estão Alura e Udemy.
Cursos premium
Já para quem tem a possibilidade de gastar um pouco mais para se especializar, as melhores opções de cursos pagos com valor mais alto e conteúdo mais avançado são: 4linux e E-Security.
Aprenda Cloud no Youtube
Uma das funções que mais crescem no setor de TI é trabalhar com Cloud Computing (banco de dados na nuvem). No YouTube mesmo há alguns canais que ensinam a trabalhar nessa área, mas existem opções de apoio no aprendizado com gigantes da internet como Amazon e Microsoft.
Inglês voltado para TI
É importante salientar a importância do inglês na área de TI, principalmente na área de Cloud, que até possui uma pequena quantidade de conteúdo em português, mas a prática é toda em inglês. Uma opção muito interessante é o Instituto Mindset, que ensina a língua inglesa voltada para trabalhar com TI.
Essa é a hora de aprender
Não perca tempo e escolha a opção que mais se encaixa no seu perfil. Mesmo sem o objetivo traçado, com a diversidade de opções disponíveis no mercado, fica fácil e acessível pra qualquer um aprender. De acordo com especialistas da área de TI, uma pessoa desempregada ou estudante, por exemplo, consegue fazer de 2 a 3 cursos de iniciantes por dia.
Em 3 meses, você já consegue contar com uma boa bagagem de cursos, conteúdos e uma teoria afinada. Aí é só colocar em prática. Com a carência de profissionais na área, até mesmo antes de terminar seu curso, você já tem chances de se colocar no mercado de trabalho ou desenvolver algum projeto próprio.